Textos

10 de julho de 2013

Nada é por acaso

“Deus está nos detalhes.”
Ludwig Mies van der Rohe

 

É fácil olhar para o iPhone e encontrar justificativas para acreditar que a Apple é incrível. Nunca achei, entretanto, que a força da marca estava nas grandes descobertas ou invenções; para mim a força da Apple vem de outra fonte mais simples e poderosa do que grandes ideias. E no começo desta semana me deparei com uma pequena e quase imperceptível mostra dessa energia em ação.

Vezes por hobby e vezes por necessidade, me aventuro pelo mundo das linguagens de programação. Meu último desafio foi colocar “para conversar” o Facebook e o Safari para iOS. Fui estudar o material para desenvolvedores de ambas as empresas e encontrei um maravilhoso detalhe:

developers.facebook.com
developer.apple.com

Percebeu? Enquanto o endereço dos documentos do Facebook fala com a geral, o da Apple fala com você: nosso desenvolvedor. Um detalhe, o simples uso do singular, e a Apple faz você se sentir especial e único. É a versão digital da experiência agradável que eles querem que você tenha quando abre a embalagem de um de seus produtos.

Será coincidência? Ainda que fosse, acredito que a sorte costuma ajudar quem rala de verdade, mas tire a prova você mesmo: coloque o endereço do Facebook no singular e o da Apple no plural e veja o que acontece.

O nome disso, amigo, não é coincidência. É consistência.

Domenico Massareto
Leia mais textos de Domênico aqui.