Sobre a Prudência
Textos

22 de junho de 2012

Sobre a Prudência


Estou lendo o livro do André Comte-Sponville, que eu ganhei da Fabiane Secches. E estou amando.

Ele é um amante dos greguinhos como eu.

Aliás, ouso dizer que qualquer um que enfiar o pé na Grécia, perigas de se apaixonar. Como nós.

Eu poderia tietar tanto ele quanto os gregos por horas. Mas o caso não é a tietagem.

O caso é que o livro é “O Pequeno Tratado das Grandes Virtudes” e a terceira da lista das grandes virtudes é a PRUDÊNCIA.

Ouvi falar muito sobre a prudência como componente essencial da virtude tanto dos Estóicos quanto dos Gregos. Mas parecia algo fora do contexto atual (coisa que nunca aconteceu com as outras componentes ).

Sponville me vez entender um pouco mais desse quebra cabeça chamado mundo real. E de onde ela se encaixa nele.

Eu sempre disse pra mim mesma (nas minha teorias) que nada era mais importante que a “matemática”. Não a matemática em si, que todos conhecem da escola. Mas o “pensar matemático”. A capacidade de “mensurar” as coisas. Seja ela qual for: o almoço, os sentimentos, os amigos, as festas, as escolhas. Tudo.

Enfim, agora ficou muito claro. É aí que se encontra a prudência.

Prudência não é o que você faz com cuidado. Prudência é o super poder que você precisa pra escolher o que deve ser feito. Independente de juízo de valor. Eventualmente, nem precisa ser o que é socialmente aceitável. Depende da variável que você estiver otimizando.

A verdade é que a prudência é a CONTA não a segurança do resultado encontrado.

O que confirma a minha hipótese inicial clássica: os gregos já disseram tudo o que precisava ser dito. Ou o que tinha de realmente relevante pra dizer. Se você acha que descobriu alguma novidade, vai lá trás que, provavelmente, alguém já disse e você que não entendeu direito.

Eu não tinha entendido direito a prudência. Agora, com o Sponville, ficou mais claro. Ou, pelo menos, encaixou peças no mundo de keik@.

A prudência decide, a coragem provê.

./Sponville


Luciana Keiko
Leia mais textos de Luciana aqui.