Textos

23 de novembro de 2012

O uso consciente da fotografia

-E essa foto? É do Cartier-Bressom?

-É.

-Romântica, né? Os dois apaixonados assim, se beijando.

-É?

-É uma família feliz, né, com o cachorro. Eles se beijando.

-Hum.

-Não é?

-Não.

-Não?

-É, não é. É sobre traição e indiferença. Todo o “movimento” é muito furtivo. [aqui, ele faz o gesto das aspas, demonstrando que sabe que a fotografia é uma imagem estática] Isso mostra que: 1- não estão acostumados um com o outro, 2- o homem beija como se estivesse fazendo uma espécie de favor, ela se esticou até passar a metade da mesa. Ele nem virou o corpo todo, só inclinou um pouquinho. Ele é casado, provavelmente do tipo que fuma enquanto come [em cima da palavra “come” ele faz um gesto com as mãos, imitando dois cachorros cruzando]. Ele nunca aguenta fazer uma coisa só. É o tipo de homem que precisa de ação [ele sorri com o que parecem ser 64 dentes]. A aliança dele aparece bem ali, viu? [ele mostra o dedo anular, como quem mostra o dedo do meio]

-Vi…

-Ela parece uma presidiária, com essa roupa e essa tôca gigante na cabeça. [ele coloca uma meia-calça imaginária na cabeça, à maneira dos assaltantes de banco]

-Tôca?

-É, tôca, boina. Ela não quer que ninguém a reconheça.

-Não quer..?

– Olha o cachorro.

– O cachorro…

– É, ele não conhece a mulher, houve um momento ali em que esse cachorro pensou em morder a mulher. Acabar com ela mesmo, ali na canela, e depois virou pra cima, pensando no pescoço. [ele move os olhos rapidamente da direita pra esquerda, como alguém que pensa em fazer uma coisa específica, mas vai fazer outra, completamente distinta da primeira – sendo que cada uma dessas coisas corresponde a um dos lados que os olhos miram]

– Pensou em morder …?

– Ele só não mordeu porque provavelmente está acostumado com isso – outras mulheres se esticando por cima da mesa, em direção ao seu dono. [ele se estica em direção a ela].

 

 

 

*  Ilustração do próprio autor sobre fotografia de Henri Cartier-Bressom.

 

Thiago Thomé
Leia mais textos de Thiago aqui.